quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Meditação da Dança

.
"O coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Circulares Folclóricas para os residentes. Dessa relação nasceu o Movimento das Danças Circulares dos Povos que ele chamava de Meditação da Dança.

De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares que no início da década de 90 chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ONGs, instituições e empresas dos mais variados segmentos. (Fonte: www.dancacircular.com.br)

No 106º aniversário de seu nascimento expressamos nossa eterna gratidão a Bernhard Wosien, por ter reconhecido espontaneamente o seu próprio gênio interior e decidido dedicar sua atenção e seu dom as danças de roda e às danças dos povos."



.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A dança e o sagrado

.
"Diz-se que o homem criou a música para se comunicar com os deuses.
Então, criou a dança para se deixar possuir por eles."



sábado, 8 de agosto de 2015

Dança e movimento

.
(...) "quando surgimos no espaço e nele nos movimentamos, temos que dar passos. A escola de dança é a escola do caminhar. O fluxo contínuo da corrente do tempo recebe através do contato do pé um compasso. Através dos passos determinamos uma medida de tempo e ao mesmo tempo uma medida no espaço. O passo torna mensurável, de acordo com a música, o ato da dança no espaço e no tempo, vivenciável e possível de ser repetido. O nosso pensamento aprende com o pé a acertar o passo, e assim construímos uma coluna entre o céu e a terra". 
(WOSIEN:2000, p. 40)



.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Bernhard Wosien

"Eu danço a canção do silêncio,
segundo uma música cósmica"
Bernhard Wosien




.
Edna Costa. Tecnologia do Blogger.