sexta-feira, 23 de maio de 2008

"Desculpe o auê...!"

*

= Eduardo Matarazzo Suplicy =


É o que Rita Lee diria aos organizadores de rodeios no Brasil, como os de Barretos. Eles a estão processando pelas críticas que fez aos maus tratos que, por vezes, acontecem aos animais na realização de rodeios. Os comentários de Rita Lee foram transmitidos pela Rede Globo no Fantástico.

Importante considerar que Rita Lee é uma das mais talentosas artistas brasileiras, autora de mais de 400 composições, muitas das quais são cantadas de cor pelos brasileiros de todas as idades, tais como "Mania de Você", "Lança Perfume", "Doce Vampiro". Mais do que cantar, quantos de nós não apreciamos dançar ao som dessas músicas?

Rita Lee externa sempre seus sentimentos com muito bom humor e liberdade, por vezes de maneira caricatural para reforçar a sua intenção, mas sempre de maneira afável para com o público e para com os que são objeto de seus comentários. É natural, portanto, que por vezes ela possa exagerar.

Os organizadores dos rodeios, que já tiveram o direito de resposta no próprio Fantástico, devem também considerar que Rita Lee tem um carinho muito especial pelos animais. No sítio onde mora, a 30km de São Paulo, ela tem gatos, cachorros, ratinhos, tartarugas e carpas. Ela costuma dizer que "precisa se segurar para não levar para casa os bichos que encontra no caminho".

Rita Lee é um patrimônio dos brasileiros e, em especial dos paulistanos. Recente levantamento feito pela Internet sobre quais as coisas mais bonitas de São Paulo colocou Rita Lee em sétimo lugar.

O meu apelo aos organizadores dos rodeios é para que respeitem a liberdade de expressão no Brasil, sobretudo a de artistas tão queridos quanto Rita Lee, e que desistam do processo ou façam um acordo com a cantora perante a Justiça. Aliás, mais importante do que solicitar à Justiça que ela pague uma multa é esclarecer os cuidados que estão tendo para que os animais não sofram quaisquer maus-tratos.



*Eduardo Matarazzo Suplicy* é senador
(revista Caros Amigos-maio/2008)

*

0 comentários:

Edna Costa. Tecnologia do Blogger.