sábado, 1 de março de 2008

Mas o que é Izunome?


O termo Izunome foi extraído do nome de um dos deuses do panteão xintoísta, Izunome no Ookami, que representa simultaneamente a atuação do Fogo e da Água.

Observando-se a realidade, verificamos que estão sempre presentes dois princípios ou situações antagônicas: vertical-horizontal, quente-frio, doce-salgado, norte-sul, oriente-ocidente, conservador-progressista, espírito-matéria, etc. Do ponto de vista da ação humana, é comum cada pessoa tender para um dos dois lados. Isto pode ser melhor compreendido se nos valermos de dois conceitos de origem budista chamados Daijo e Shojo.

Daijo ilustra o aspecto horizontal da vida e Shojo, o vertical. A atividade de Daijo é semelhante à da água, que se estende perpetuamente em nível horizontal; a de Shojo é semelhante à do fogo, que, restrito, queima em profundidade e dirige suas chamas sempre para o alto.

O princípio de Shojo é estrito e intransigente. A vida das pessoas com temperamento Shojo é regida por padrões freqüentemente rígidos e restritos. O indivíduo Shojo tende a ser mais crítico do que os outros e a classificar as coisas como "boas" ou "más".

Os indivíduos de temperamento Daijo são geralmente liberais e estão sempre dispostos a mudar. Por outro lado, podem tender a um liberalismo excessivo, faltando-lhes uma orientação espiritualmente profunda.

Izunome simboliza a cruz equilibrada, indicando a perfeita harmonia entre os princípios horizontal e vertical.

(...)

Devemos ser flexíveis e agir de acordo com as situações, ora aderindo ao princípio de Shojo, ora aplicando o método Daijo, mas sempre voltando ao ponto central, Izunome. Daijo é abrangente incluindo tudo, inclui também Shojo. De modo geral, é bom agir conforme as circunstâncias, mas nunca esquecendo o princípio sobre o qual baseamos a nossa ação. Mesmo tendo Shojo como princípio orientador, convém agir à maneira Daijo.

Não obstante, seria perigoso empregarmos somente Daijo. (...) Shojo estabelece o princípio vertical, no qual tudo deve ser baseado, antes de adotar o princípio Daijo, de expansão horizontal. Assim, pode-se atingir o perfeito equilíbrio entre ambos, ou seja a cruz equilibrada Izunome.

MOKITI OKADA


3 comentários:

Unknown disse...

interessado em conhecer melhor o trabalho de vcs e adoraria que vcs me ajudassem ma minha recuperação , pois sofri derrame certebral e Jesus nos quer vivos e juntos para proporcionar o crescimento de nosa nação !
Ítalo Sérgio Dantas de Almeida
italossabahiabrasil@hotmail.com
Salvador , Bahia, Brasil , bairro piatã , cep 41650-010, av orlando
gomes cond pq costa verde rua b casa 11 , perto da AABB, CIMATEC , SESC , JAGUARIBE , antes de itapoan
http://www.victortech.com.br
endereço rua portugal ed status 1001 , comércio , Salvador , Bahia , Brasil
tel 33261000
Victor Rosalino 99741266
Alexandre Almeida 99639009
Ítalo Sérgio 93715529

Unknown disse...

amor é tudo com Jesus é claro sempre! nossa empresa http://www.victortech.com.br
endereço rua portugal ed status 1001 , comércio , Salvador , Bahia ,
Brasil
tel 33261000
Victor Rosalino 99741266
Alexandre Almeida 99639009
Ítalo Sérgio 93715529

CrisFonseca disse...

Esse ensinamento cai como uma luva pra mim hoje. Fique com Deus e Meishu Sama. Obrigada!!!

Edna Costa. Tecnologia do Blogger.